O técnico Renato Paiva foi demitido do Botafogo, segundo o clube anunciou na madrugada desta segunda-feira, 30. O time agora busca um novo treinador. A saída de Paiva aconteceu logo depois da eliminação do Botafogo na Copa do Mundo de Clubes da Fifa, para o Palmeiras, em jogo das oitavas de final.
O alvinegro perdeu por 1 a 0, com gol do Palmeiras na prorrogação, no sábado, 28.
“O primeiro sentimento que me veio assim que o árbitro apitou, independentemente se tivesse vencido ou perdido, é de orgulho. Pelo trajeto que fizemos até aqui, pelo que os jogadores fizeram, a capacidade de jogar contra uma equipe forte e que conhecemos bem”, afirmou o treinador após o jogo.
Além de Renato Paiva, Ricardo Dionísio (auxiliar), Miguel dos Santos (auxiliar), Rui Tavares (preparador de goleiros) e Daniel Castro (preparador físico) também deixaram o Botafogo.
A contratação de Renato Paiva foi anunciada pelo Botafogo no dia 27 de fevereiro deste ano, depois de longas discussões para definir quem comandaria a equipe em 2025. Campeão da Libertadores e do Brasileiro em 2024, Artur Jorge havia decidido deixar o clube para aceitar a proposta do Al-Rayyan, do Catar, na última semana de dezembro.
Paiva esteve à frente do Botafogo em 23 jogos, com 12 vitórias, 3 empates e 8 derrotas ao todo. O aproveitamento foi de 56,5%. O treinador ficou marcado por comandar a vitória sobre o PSG por 1 a 0 na fase de grupos do Mundial de Clubes.
No Campeonato Brasileiro, o Botafogo está no 8º lugar, com 18 pontos em 11 jogos. A equipe está classificada para as oitavas de final da Libertadores, cujo rival será a LDU, e da Copa do Brasil, quando enfrenta o Bragantino.







