6 de dezembro de 2025

Gilmar nega blindagem do STF e diz que Lei do Impeachment “caducou”

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quinta-feira (4) que o trecho da.
04/12/2025 15:07
Atualizado há 2 dias
Agência Brasil
68

Mendes defendeu a decisão liminar (provisória) em que suspendeu esse trecho da lei e estabeleceu a interpretação de que somente a Procuradoria-Geral da República (PGR) tem a legitimidade para denunciar ministros do Supremo ao Senado. Ele negou que a decisão tenha sido tomada para proteger ministros. “Não se trata disso”, afirmou.

Questionado, Mendes afirmou que tomou a decisão diante de “tantos pedidos de impeachment, com as pessoas anunciando que farão campanhas eleitorais para obter maioria ou dois terços do Senado para fazer impeachment contra o ministro do Supremo”.

Ele frisou a antiguidade da lei de 1950 e sua incompatibilidade com a Constituição de 1988, conforme sua visão. “É recomendável que se vote outra Lei do Impeachment”, sugeriu o ministro.

Mais cedo, o ministro do Supremo Flávio Dino também foi questionado sobre o tema. Ele disse não querer antecipar voto, já que o assunto está na pauta do plenário, mas também enfatizou a grande quantidade de pedidos de impeachment que aguardam análise na Presidência do Senado.

Para Dino, a legislação não foi pensada para ser usada como está sendo agora, e os 81 pedidos de impeachment atuais são “um quadro fático que desafia a realidade” e que não nunca ocorreu nem ocorre “em nenhum país do mundo”.

Leia também

“É preciso analisar para ver se de fato são imputações que merecem qualquer plausibilidade, ou se se cuida de mais um capítulo de disputa política”, observou o ministro.

Dino defendeu Mendes por ter proferido uma liminar no caso, ainda que a urgência do assunto não pareça evidente. “É uma técnica decisória que existe em todo lugar”, afirmou ele sobre o referendo, em que primeiro a decisão é tomada por um ministro para que seja validada ou não pelo colegiado logo em seguida.

Fonte: Agência Brasil
Mais Notícias
Policial
CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Zema
Em Policial
Nesta Manhã
Motociclista se envolve em colisão traseira na PR-482 em Maria Helena
Em Trânsito
Nacional
Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH
Em Nacional
Nesta Manhã
Colisão frontal mata mãe e filho e deixa cinco feridos na BR-277 em Céu Azul
Em Vídeos
Mãe morre em acidente em Maringá e motorista foge com carro roubado
Em Trânsito
Tragédia
Três pessoas morrem em acidente entre as cidades de Toledo e Assis Chateaubriand
Em Trânsito

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade.