15 de junho de 2025
Umuarama - PR
Possibilidade de chuva irregular
18°C
Possibilidade de chuva irregular

Idosos enfrentam problemas para acessar o INSS Digital e verificar desvios na aposentadoria

Desde esta sexta-feira (30), os Correios também prestam auxílio presencial para quem recebeu descontos indevidos
30/05/2025 17:04
Atualizado há 2 semanas
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A digitalização dos serviços da Previdência Social trouxe agilidade, mas também expôs a exclusão digital enfrentada por milhões de idosos no Brasil. Muitos, como a aposentada Elzanira Machado, de 62 anos, têm dificuldade para acessar o aplicativo Meu INSS, essencial para agendar atendimentos e revisar benefícios.

“Tem hora que trava tudo. Eu sempre preciso de alguém do lado para me explicar. Senão, não consigo fazer nada”, conta Elzanira. Desde 2020, o aplicativo Meu INSS exige autenticação pela conta gov.br. A medida integra os serviços públicos federais, mas tem sido um desafio para os mais velhos.

O Brasil possui cerca de 33 milhões de pessoas idosas. Dessas, mais de 23 milhões recebem aposentadoria, segundo dados do IBGE. Muitos nasceram antes da era digital e não se adaptaram às novas tecnologias.

Para a professora Adriane Nieglinski, da Universidade do Contestado, a digitalização acelerada desconsidera as limitações de parte da população. “A dificuldade começa no ato de ligar o aparelho. É um desafio que exige apoio familiar”, explica.

Ela e a advogada Nicoli Farias publicaram um estudo sobre o tema em 2024. A pesquisa surgiu da experiência de Nicoli ao estagiar no INSS, quando o atendimento ainda era espontâneo e presencial. “A insegurança era visível. Muitos idosos tinham medo de clicar e errar. O atendimento presencial oferecia mais confiança”, diz Nicoli.

Além das barreiras técnicas, o contexto socioeconômico pesa. Muitos não tiveram acesso a computadores na juventude. Hoje, dependem de filhos ou netos para tarefas básicas no celular. A digitalização ganhou destaque após a descoberta de um esquema ilegal de descontos em benefícios, entre 2019 e 2024. O INSS notificou 9 milhões de segurados pelo aplicativo, mas cerca de 6 milhões não responderam.

A dificuldade no acesso digital pode explicar esse silêncio. O Ministério da Previdência já recebeu 2,3 milhões de pedidos de devolução dos valores descontados indevidamente. Para ampliar o suporte, o governo criou pontos físicos de atendimento, como o Balcão Gov.br. Atualmente, são 50 no país. A meta é chegar a mil até dezembro de 2025.

Desde esta sexta-feira (30), os Correios também prestam auxílio presencial gratuito para quem recebeu descontos indevidos. As 5 mil agências têm prioridade no atendimento a aposentados e pensionistas. “Mesmo com a tecnologia, ainda precisamos do olho no olho. Nem tudo pode ser resolvido pelo celular”, defende Adriane.

A exclusão digital dos idosos será o tema da nova temporada da coluna Ajudante Digital, da Rádio Nacional. O programa estreia no dia 2 de junho.

Fonte: OBemdito
Mais Notícias
Comovente
Cena comove o Paraná: Padre abençoa jovem vítima de acidente fatal na BR-376
Em Trânsito
Fatalidade
Homem morre após árvore cair em cima de carro na PR-317, em Maringá
Em Cidades
Gravissímo
Colisão violenta entre van e Astra deixa veículos destruídos e três pessoas morrem
Em Trânsito
Obras
Prefeitura dá continuidade às obras de implantação da avenida Pedromiro José Fernandes
Em Cidades
Em atualização
Avião com mais de 240 pessoas cai em residencial na Índia, dizem autoridades
Em Vídeos
Mais segurança
Cianorte aprovada diretrizes sobre o uso de patinetes elétricos
Em Cidades
6