A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (3) a Operação Specula, resultando na apreensão de mais de R$ 1,3 milhão em dinheiro vivo em uma mansão de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. O montante exato, R$ 1.354.600,00, estava escondido em caixas de sapato dentro de um closet, em uma ação que visa desarticular uma organização criminosa envolvida com o tráfico internacional de drogas.
A Operação Specula mobilizou agentes para o cumprimento de cinco mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão, todos em Foz do Iguaçu. A investigação teve início em outubro de 2024, após a identificação de movimentações suspeitas em um galpão no bairro Parque da Lagoa. Este local era utilizado pelo grupo como entreposto para armazenamento e distribuição de entorpecentes.
A organização criminosa transportava drogas, principalmente maconha e cocaína, para outros estados. Os entorpecentes eram escondidos em caminhões com compartimentos ocultos, como fundos falsos e pneus, e até mesmo com o uso de cal hidratada para disfarçar o odor.
Durante o curso da investigação, cinco grandes apreensões de drogas foram realizadas, totalizando 6.288 quilos de maconha e 108 quilos de cocaína. Como resultado, quatro pessoas foram presas em flagrante e dez veículos foram apreendidos.
Em um dos episódios que chama a atenção, o grupo chegou a utilizar um caminhão dos Correios para transportar a carga ilícita. Além disso, foi identificado o uso de “batedores”, motoristas que seguiam à frente dos caminhões para alertar os traficantes sobre a presença de barreiras policiais.







