15 de novembro de 2025

Veja o momento em que barco com brasileiro e Greta Thunberg é interceptado por Israel

A embarcação, que recebeu o nome de Madleen, levava algumas pessoas reconhecidas na mídia. Entre elas, estava ambientalista Greta Thunberg.
09/06/2025 16:42
Atualizado há 5 meses
Veja o momento em que barco com brasileiro e Greta Thunberg é interceptado por Israel
174

Um barco que levava ativistas até a Faixa de Gaza, incluindo o brasileiro Thiago Ávila e Greta Thunberg, foi interceptado no domingo (8) por Israel. A viagem, que começou no dia 1 de junho, tinha como objetivo levar itens de ajuda humanitária para o território palestino. O Ministério de Relações Exteriores de Israel publicou na rede social X que “os passageiros devem retornar a seus países de origem”.

Em um vídeo compartilhado pela Coalizão da Flotilha da Liberdade, uma organização voltada a prestar ajuda humanitária à população da Faixa de Gaza, é possível ver as pessoas dentro do barco com as mãos para cima, enquanto são abordadas pela Marinha israelense.

Outras imagens divulgadas pelo Ministério de Relações Exteriores de Israel, mostrando sanduíches e garrafas de água sendo entregues aos ativistas. A embarcação, que recebeu o nome de Madleen, levava algumas pessoas reconhecidas na mídia. Entre elas, estava ambientalista Greta Thunberg, que ficou conhecida por seus diversos protestos pelo mundo.

Junto a eles, estava o brasileiro Thiago Ávila, de 38 anos. Ele é um ativista que possui mais de 750 mil seguidores nas redes sociais e produz conteúdo sobre ações humanitárias.

Resposta do governo brasileiro

O Itamaraty publicou uma nota sobre a interceptação da embarcação Madleen pelas forças israelenses dizendo que acompanha com atenção a situação.

No comunicado foi pedido a soltura dos ativistas: “Ao recordar o princípio da liberdade de navegação em águas internacionais, o Brasil insta o governo israelense a libertar os tripulantes detidos.”

Leia também

“Sublinha, ademais, a necessidade de que Israel remova imediatamente todas as restrições à entrada de ajuda humanitária em território palestino, de acordo com suas obrigações como potência ocupante”, acrescentou o comunicado.

As embaixadas na região estão sob alerta para prestar a assistência consular cabível, junto com a Convenção de Viena sobre Relações Consulares.

Fonte: CNN
Mais Notícias
Susto
Viatura da Polícia Militar “sobe” em cima de carro estacionado durante ocorrência
Em Trânsito
Nacional
Explosão de galpão com fogos de artifício mata uma pessoa em São Paulo
Em Nacional
Nacional
Justiça inglesa condena mineradora BHP por rompimento de barragem
Em Nacional
Feminicídio
Mulher é morta com facada no pescoço dentro de casa; filha de 2 anos estava no local
Em Policial
Pesquisa
Custo da cesta básica em Umuarama teve pequena redução em outubro
Em Cidades
Tragédia
Motorista que morreu em acidente na BR-376 deixa um filho pequeno: “Inspiração”
Em Trânsito

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade.