16 de novembro de 2025

Solução logística: governador inaugura viadutos para desafogar o trânsito em Sarandi

Investimento do Estado é de R$ 40,1 milhões na obra, executada por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura Logística e do DER/PR.
07/08/2025 09:13
Atualizado há 3 meses
Foto: Ricardo Ribeiro/AEN
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O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quarta-feira (6) os novos viadutos sobre a BR-376, que resolvem um gargalo logístico na ligação entre Sarandi e Maringá, no Noroeste do Paraná. O Governo do Estado investiu R$ 40,1 milhões na obra, executada por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura Logística e do Departamento de Estradas de Rodagens do Paraná (DER/PR).

Com extensão total de 760 metros, a estrutura está localizada entre entre o km 181,34 e o km 182,10 da BR-376, na altura da Avenida Rio de Janeiro e da Avenida Brasil. Os viadutos permitem realizar o retorno seguro e eficiente na BR-376, já que funciona como um retorno em desnível para quem entra na cidade ou sai para a rodovia, conectando as vias marginais às avenidas.

A nova estrutura promove a integração entre as regiões Norte e Sul de Sarandi, que eram divididas pela rodovia. “Era um grande desafio fazer essa obra, primeiro por causa do espaço físico, que era limitado, e se fosse fazer desapropriação seria muito caro e ficaria inviável”, explicou o governador. “Aqui é uma área federal, então a obra seria de responsabilidade do governo federal, mas sabendo da necessidade e do transtorno que era cruzar entre o lado do sul do lado norte, resolvemos enfrentar esse desafio”.

“Por isso é uma alegria entregar uma obra à população dentro do cronograma. Essa estrutura vai trazer mais comodidade e segurança no trânsito, além de unir as duas regiões”, destacou Ratinho Junior. “Vai melhorar a vida da população e também de órgãos como o Corpo de Bombeiros, que precisa de agilidade para atravessar a cidade para fazer seu atendimento”.

O governador salientou que a obra faz parte de um grande pacote de infraestrutura na região de Maringá, que inclui a construção do Trevo do Catuaí, a duplicação da PR-317, entre Maringá e Iguaraçu, e a duplicação do Contorno Sul de Maringá, que inicia em Sarandi.

“O Trevo do Catuaí já está em 70% de execução. Na PR-317, trocamos de empresa que deu problemas, com previsão de entregar a obra até dezembro. Já temos o projeto do Contorno Sul, doado pela iniciativa privada, o DER já está fazendo a análise para resolvermos esse que é o maior problema hoje em Maringá e região”, ressaltou.

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, explicou que a solução viária dá mais segurança a motoristas e pedestres que passam por Sarandi. “A obra beneficia tanto quem trafega pela rodovia, como quem está na cidade. Tínhamos uma cidade dividida e nesse tivemos inúmeros acidentes”, disse. “Esta obra visa a segurança viária, dar mais mobilidade à população e fluidez para quem está na rodovia”.

“Sarandi era dividida pela rodovia, tinha apenas a transposição pelas avenidas Londrina e Deputado Borsari Neto, então havia a necessidade dessa solução”, ressaltou o prefeito de Sarandi, Carlos de Paula. “A obra está sendo entregue, que vai ser fundamental para organizar o trânsito da cidade. Só temos a agradecer o Governo do Estado”.

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PLANEJAMENTO DA REGIÃO
O secretário estadual do Planejamento, Ulisses Maia, destacou que a obra é fruto de um trabalho conjunto entre secretarias. “Assim que assumiu, o governador fez uma reestruturação pensando no planejamento futuro do Paraná. Daí surgiram uma série de obras que estão sendo entregues, fruto desse planejamento, organização e de um trabalho integrado entre todos os órgãos do Estado”, afirmou.

“É um investimento importante numa cidade metropolitana, que fica no entorno de Maringá e cresceu muito nos últimos anos, praticamente dobrando de tamanho em 20 anos”, salientou o secretário estadual das Cidades, Guto Silva. “A cidade cresceu e ficou dividida pela rodovia que dá acesso a Maringá, gerando transtorno aos moradores. Um trajeto pequeno, de um ou dois quilômetros, levava de 20 a 30 minutos para ser percorrido, porque tinha que fazer retorno. Esta obra vem solucionar esses problemas”.

Fonte: AEN
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