29 de dezembro de 2025

Chuvas e ventos fortes voltam a causar estragos em cidades do RS

As chuvas e os ventos fortes voltaram a causar prejuízos e transtornos para os moradores de algumas cidades.
17/11/2025 13:40
Atualizado há 1 mês
Agência Brasil
223

Apesar dos alertas das Defesas Civis estadual e municipal, a virada do tempo surpreendeu os porto-alegrenses, já que, no meio da tarde de ontem, os termômetros da capital gaúcha registravam temperaturas em torno dos 32 graus Celsius (°C).

Outra cidade afetada foi Esperança do Sul, a cerca de 480 quilômetros a noroeste de Porto Alegre. Segundo o balanço preliminar da Defesa Civil municipal, o vendaval destelhou ao menos 50 residências, uma igreja, uma escola municipal e um centro comunitário, além de causar transtornos, sobretudo na área central da cidade. Até o momento, não há registro de feridos, mas três vacas morreram atingidas por raios.

“A chuva veio do nada. E como desde a última sexta-feira os alertas meteorológicos previam chuvas fortes que não caíram, quando o tempo virou e pegou muita gente de surpresa”, disse à coordenadora da Defesa Civil municipal, Neli Rosângela Nunes da Silva, à Agência Brasil.

Segundo Neli, a prefeitura está concluindo o decreto de situação de emergência municipal que lhe permitirá pedir ajuda financeira do governo estadual para adquirir, em caráter emergencial, telhas que serão distribuídas às famílias que tiveram suas residências danificadas. Enquanto isso não ocorre, como solução provisória, a prefeitura está distribuindo lonas.

“Caso alguma família necessite de apoio adicional, equipes da administração municipal estão à disposição para prestar atendimento e auxílio imediato”.

De acordo com a Defesa Civil estadual, outras cidades comunicaram que as chuvas e os ventos fortes deste domingo causaram estragos. Em Aceguá, postes foram derrubados, deixando ao menos 50 residências sem energia elétrica.

Situação semelhante ocorreu em Alecrim, onde o rompimento de fios de alta tensão obrigou as autoridades locais a interromperem temporariamente o tráfego na entrada da cidade devido ao risco de acidentes.

Leia também

Em Redentora, as rajadas de vento arrancaram as placas solares que geravam energia elétrica extra para a Câmara de Vereadores.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria que se desloca pelo país vem deixando o clima instável, afetando principalmente os estados do Sul. Para esta segunda-feira, a previsão é de que ventos fortes voltem a atingir a faixa litorânea que se estende do Rio Grande do Sul ao Paraná, acompanhados de chuvas isoladas.

Fonte: Agência Brasil
Mais Notícias
Política
Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas
Em Política
Política
Moraes nega recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista
Em Política
Mudança
A partir de segunda, atendimento aos pacientes será centralizado no PAM
Em Cidades
Política
Senado aprova redução da pena de condenados pelo 8/1 e trama golpista
Em Política
Esportes
Copa do Brasil: Corinthians e Vasco iniciam final com empate sem gols
Em Esportes
Investimentos
Com apoio do Estado, Umuarama ganhará bairro planejado com 1.500 casas
Em Cidades

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade.