30 de dezembro de 2025

Operação “Visão” do GAECO desmantela gigantesco esquema de fraudes em CNH no Paraná

A operação cumpriu três mandados de prisão preventiva, quatro de monitoração eletrônica e 14 mandados de busca e apreensão.
26/06/2025 12:34
Atualizado há 6 meses
Foto: Divulgação/MP-PR
452

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagrou na manhã desta quinta-feira (26) a Operação Visão, que mira um esquema de fraudes na obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Paraná. A ação resultou na prisão em flagrante de um médico por posse ilegal de arma de fogo e no fechamento de uma autoescola clandestina em Sarandi.

A operação cumpriu três mandados de prisão preventiva, quatro de monitoração eletrônica e 14 mandados de busca e apreensão. Quatro servidores públicos da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) foram afastados de suas funções, e uma clínica médica também foi fechada.

A investigação aponta para crimes como associação criminosa, falsidade ideológica e corrupção ativa e passiva. Os alvos da operação estão espalhados por diversas cidades paranaenses, incluindo Sarandi, Maringá, Santa Fé, Centenário do Sul, Lupionópolis, Engenheiro Beltrão, Peabiru e São Jorge do Ivaí. A ação contou com o apoio do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

As investigações começaram entre setembro de 2024 e o início de 2025, após denúncias de irregularidades em exames teóricos e médicos realizados nas Ciretrans de Sarandi e Engenheiro Beltrão, e em uma clínica em Centenário do Sul. As evidências apontam para a participação de servidores públicos, empresas e indivíduos no esquema.

Leia também

Dentre os presos, um já possui quatro condenações e responde a outros dois processos por fraudes no Detran. Outro investigado, também detido hoje, é réu em três ações penais envolvendo o mesmo tipo de crime.

O nome da operação, “Visão”, faz referência a motoristas com problemas visuais que eram reprovados nos exames, mas acabavam sendo aprovados por médicos da clínica investigada, garantindo a renovação ilegal de suas CNHs.

Fonte: Redação
Mais Notícias
Política
Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas
Em Política
Política
Moraes nega recurso de Bolsonaro contra condenação por trama golpista
Em Política
Mudança
A partir de segunda, atendimento aos pacientes será centralizado no PAM
Em Cidades
Política
Senado aprova redução da pena de condenados pelo 8/1 e trama golpista
Em Política
Esportes
Copa do Brasil: Corinthians e Vasco iniciam final com empate sem gols
Em Esportes
Investimentos
Com apoio do Estado, Umuarama ganhará bairro planejado com 1.500 casas
Em Cidades

Usamos cookies para melhorar sua experiência. Veja nossa Política de Privacidade.